terça-feira, 1 de setembro de 2009

Qual o FOCO?


Queridos amigos leitores, a vitória contra o Santo André trouxe alívio para nós torcedores que já não aguentávamos mais a sequência sem vitórias. A chegada do Álvaro e Maldonado também reforçarão o setor defensivo. Falta apenas a chegada de um meia ofensivo. O Pet está dando conta do recado (para surpresa de todos), mas a sua idade avançada não permite o mesmo desempenho durante todo o jogo, e as lesões são cada vez mais frequentes. Há quem me pergunte em tom de ironia: "como você se sente com o destaque de seu time ser quase um vovô? Respondo na boa: pergunte como o adversário se sente quando um vovô é o grande responsável pela vitória do Flamengo.

Mas o assunto não é este e nem a caridade que fizemos com os já rebaixados tricolores. Permitimos o avanço deles como um prêmio de consolação, tendo em vista que já foram eliminados por nós no Carioca e amargam a vergonhosa lanterna do campeonato. Pior que eles só mesmo o Vasco, que joga a temida e vexatória segundona. Mas o assunto como de costume somos nós, a maior torcida do Mundo, a única que ostenta o título de Nação e é patrimônio cultural do Rio de Janeiro, tem o dia 17 de novembro como dia oficial no Estado do Rio de Janeiro como o Dia do Flamengo, etc, etc.

Pois é, essa torcida programou um protesto contra a diretoria no último sábado. Apesar de não ter ido (por compromissos pessoais), apoiei a ideia. Toda manifestação pacífica é válida. Mas pelo que li ( e se estiver errado me corrija), no final das contas, uma manifestação que era contra o descaso da diretoria, acabou virando protestos contra as escalações do Andrade.

Minha querida Nação, mudar a escalação de um jogo não vai fazer a menor diferença, não vai mudar nada no clube. No máximo, muda um jogo ou outro, mas os problemas continuarão. A diretoria do Flamengo é conhecida por ver apenas um palmo à sua frente, não pensam no amanhã, não têm planejamento. Por isso o Fla se encontra nessa posição. A torcida não pode ser assim também.

Se realmente queremos mudar o rumo do clube, temos que olhar adiante, e não um palmo à frente. A diretoria e o descaso, a falta de responsabilidade e os interesses políticos e pessoais que eles colocam acima do Flamengo têm que ser o nosso foco nas manifestações. Só assim poderemos pensar em mudanças concretas na estrutura do clube. Mas se ficarmos perdendo tempo com escalações, e jogador "a" ou "b", ficaremos eternamente na mesmice. Pois não estaremos atingindo o "foco da dengue", mas apenas nos enganando, achando que uma escalação mudará a situação do clube.

É hora de mudarmos nossa maneira de pensar, esquecer um pouco aquele torcedor de arquibancada e passar a atuar mais politicamente. A pressão sempre cai sobre os ombros dos jogadores e técnicos. Por isso, os dirigentes sempre se esquivam e continuam praticando atos que só prejudicam o nosso Flamengo. A hora que a pressão da Nação cair em cima deles, aí sim teremos a chance de limpar a Gávea com a saída destes aproveitadores. Pensem nisso.

SRN

11 comentários:

Gremista Fanático disse...

Ai Guerreiro o foco do Flamengo tem que ser a vaga na libertadores e o protesto contra a diretoria e não contra o time que ao meu ver é bom, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

AF Sturt Silva disse...

Pois é Jefferson,concordo contigo é fudamental a torcida ser também conhecedora da politica rubro negra,e não só do futebol.
Sobre limpar a gavea creio que nós ja fizemos isso algumas vezes, porém os escolhidos que muitas vezes era apenas a "falsa oposição"...
Vamos ver a leição deste ano ,falando nisso as coisas ja´estão a todo vapor pela luta ao poder.

_Vascao_ disse...

Boa vitória contra o Santo André, pra lavar a alma framenguista, se é que os molambos tem alma hehehe...

Brincadeiras a parte, foi uma boa vitória e só, agora é dar sequência, se ganhar dos times candidatos ao título, ou até a Libertadores, ganhará o meu respeito.

No momento os representantes cariocas da Série A estão um verdadeiro "lixo", mas todos podem se salvar, com o mengo na Libertadores (adoraria ver outra derrota como aquela para o América do México em pleno Maracanã), com o Bota na Sul-Americana, e o milagre do Flu se manter na Série A.

Grande abraço.
Jeferson

Marcão disse...

Fiquei sabendo desse protesto la na Gávea,até li e respeito.Foram 100 pessoas la,tentaram fechar o transito e tudo mas não conseguiram.

Só não fiquei sabendo que eles na hora mudaram a "O FOCO" do protesto.

voo do urubu disse...

A arquibancada tem sim atuaçao politica (ao contrario do meu teclado que nao tem acentuaçao), mas fica absolutamente claro que nao se vai mudar o que deve ser mudado sem atuaçao politica dentro do quadro de associados do Flamengo. Associar-se (e continuar torcedor de arquibancada) e´ preciso!

Saudaçoes rubronegras.

António Pista disse...

Depois de lançar A Mesa Redonda nas mais altas rodas da blogosfera nacional, regresso à minha casa, ao Águia de Ouro, que criei no dia 25 de Abril de 2007, desta vez não estou sozinho e vou trazer alguns amigos benfiquistas comigo.

Com um novo design e uma mais diversa e especializada opinião, o Águia de Ouro volta com mais força do que nunca.

Visitem, comentem e desfrutem:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

No ultimo post os 5 torneios ganhos pelo SLB até agora...

Julio disse...

Verdade Jefferson, debater a escalação não muda nada

Muda sim, nos organizarmos pra, de fora pra dentro, extirpar os canalhas q há tempos se alojaram no Flamengo

Vc fez muito bem em se associar à AmoFLA Jefferson. Li seu comentário no formulário de inscrição, e um coisa te garanto: faremos tudo diferente em relação ao que tem sido feito nos últimos anos no Flamengo em termos de gestão de recursos, marketing e relação com a torcida

Sei que há muita desconfiança. Isso é natural, já era esperado por nós, que demos o pontapé inicial, mas com o tempo, todos verão que a AmoFLA é diferente.

E vai sim, mudar o Flamengo pra muito melhor, simplesmente pq abrirá o clube para o q ele tem de mais precioso: sua torcida!

SRN abraço

Sudamerica Futbol disse...

gracias por pasar por mi blog y dejar tu coemntario.

Muy buen tirunfo de Brasil, para estar ya en el mundial.

Suerte, hoy con tu Flamengo.!!

Saludos

http://sudamerica-futbol.blogspot.com

cuando quieras hacemos intercambio de links.

Débora Bravo disse...

Não tinha visto esse ainda. ;) Tá adicionado.

Unknown disse...

Ei, Brother Rubro-Negro !! Eu ainda não tinha vindo aqui !!!!! Que absurdo !!!
Joguinho muquirana esse contra o furacão ! PQP.
Mas, um pontinho é lucro.
Bjs, Vivi.

Luís Eduardo disse...

Prezada Nação;
Posso dizer que tive um Sábado feliz e tipicamente rubro-negro.
Pela manhã, estive com minha filha dando uma moral para o DIA DO BASTA. Foi um pouco decepcionante porque havia apenas umas cem pessoas sem qualquer organização ou mesmo um objetivo claro.
Acredito que a massa rubro-negra pode sim de alguma forma mostrar sua força e interferir na atual estrutura de poder que está corroendo o CRF.
Mas para que isso ocorra, precisa haver uma liderança legítima com capacidade de mobilizar e coordenar as ações.
Caso contrário, fica algo sem credibilidade.
Mas quem sabe hoje não foi o passo inicial para em breve termos uma manifestação com a dimensão que o Flamengo e a trágica situação atual merecem?
O melhor de tudo é que eu e minha filha tiramos fotos com Diego e Daniele Hipólito, duas glórias do CRF. Que aliás deram um show de simpatia e simplicidade. Vejam aí a foto deste monstro da ginástica com a minha princesa.




No início da noite, Maraca contra o Santo André.
É isso aí, foi uma grande vitória e sem essa que o Santo André é um time fraco. Somente o Vitória conseguiu fazer três de diferença neles neste campeonato.
A torcida hoje foi aquela que eu conheço, de qualidade excepcional. Estes são os bons, sem aquela infantilidade de vaiar logo no início.
O time ganhou qualidade e equilíbrio com a volta do Leo Moura, Pet desequilibrou e o Zé Roberto enfim estreou no Mengão. Valeu demais.
Meu papel é esse, na humildade participando ativamente de todos os momentos do nosso CRF. Isso é ser Flamengo, parabéns para mim, para os cem que foram lá na Gávea de manhã e para os 15.000 que deram show no Maraca.
SRN, Luís Eduardo.
AMO FLA
Blog Saudações Rubro-Negras
http://jlwrubronegros.blogspot.com/