quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Um comandante, um time, uma democracia...



Ontem foi mais um dia comemorativo para o Flamengo. Foi o Dia do Flamengo. E o torcedor Rubro-Negro com certeza tem muitos motivos para comemorar. Ainda não ganhamos o título da série A, mas já ganhamos algo que é muito mais importante: o retorno do espírito rubro-negro.

Fazia tempo que não tínhamos um time tão dedicado, tão comprometido com as tradições do Flamengo. Um time que joga pra frente e que ao mesmo tempo marca bem. Um time compacto, aplicado e eficiente. Uma zaga segura, um goleiro em ótima fase, um meio-campo guerreiro e criativo e um ataque que impõe respeito.

Mas uma pessoa se destaca demais, e não é por aparecer dando entrevistas polêmicas, nem por ser mau humorado. Muito pelo contrário, o cara é super educado e discreto. Mas aparece pelo seu trabalho bem feito, por ter unido o grupo, por ter acabado com as panelinhas. Por transformar um time desacreditado em um time vencedor e que briga pelo título.

Muitos tentam tirar os méritos dele, dizendo que ele não manda em nada. Mas essas pessoas são pessoas acostumados a um regime de ditadura, onde só vale o que o comandante diz e ponto. Não estão habituados a uma democracia, onde todos têm o direito de expor seus pensamentos, e o comandante ouve a todos, experimenta e aplica aquele que melhor atender aos interesses do clube e do elenco.

Alguns chamam isso de falta de comando ou insegurança. Eu prefiro dizer que é a verdadeira democracia, respeito aos comandados, humildade em reconhecer que não é o dono da verdade e interesse em aplicar o melhor para o clube independentemente de quem tenha razão. A eficiência deste estilo de trabalho é de fácil percepção, é só os críticos de plantão olharem os resultados do Mengão pós Andrade.

Impressionante como o clube do São Paulo está empenhado em mais uma vez manipular o STJD e a arbitragem dos jogos. Preocupados com o avanço do Mengão, agora virou rotina dirigentes e jogadores falarem em favorecimentos ao Mengão. Agora foi a vez do Arouca falar que está preocupado com os bastidores. Isso reflete o medo deles em perderem o título. Esqueceram de olhar o passado recente e os benefícios que o SP recebeu da arbitragem e dos bastidores. Esqueceram também de olhar o campeonato brasileiro e verem que o Flamengo está jogando muito e que as acusações não têm qualquer fundamento. Se liga SP, vamos jogar futebol e parar com esse papo de bastidores. Não criem desculpas antecipadas para o sucesso do Flamengo.

SRN

8 comentários:

Daniel Reiner disse...

É impossível não reconhecer que esse ano o Flamengo chegou onde chegou por seus próprios méritos. Dos 6 primeiros colocados nesse Campeonato, o Flamengo foi o menos ajudado pela arbitragem.

Gremista Fanático disse...

Sem duvidas o Flamengo já ganhou muito com essa temporada, eu sei que ninguem na Gavea pensa que esse titulo possa escapar, mas se escapar com certeza não faltará luta e a esperança de um futuro promissor, e a vaga na Libertadores será muito bem vinda, porque se o time manter uma base pro ano que vem será um dos favoritos ao titulo da america. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

oPerna disse...

se o problema é a arbitragem procura sei lá, o procon, o Lula, o Papa, reclama na Fifa...

mas se o problema é não se garantir na bola no mato parceiro, lamento muito, mas serão engolidos.

se liga são paulo que tá na portinha.

e tenho dito.

SRN

Mestre Benicha disse...

Fala Jefferson!!

Falou e disse e assino embaixo!!

O Tromba é sim, o maior responsável por essa transformação radical no rubro-negro.

Sim, temos um time bom, mas imagine essa mesma equipe na mão do Cuca? Ou do Joel? Ou do Caio Jr?

Não dá né?? viva o Tromba!!

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Mel disse...

O Flamengo melhorou muito depois que o Andrade assumiu como técnico.
Bruno vem jogando bem, aquela má fase dele finalmente acabou.
os caras do são paulo são um bando de hipocritas isso sim, e toda a mídia em volta deles. Mal acabou o campeonato já estão dando desculpinhas pro Mengão está onde está.

Abração.

Anônimo disse...

Xingue Erik Jendrisek que trouxe 4 meses de interrupção do trabalho do Maldonado:

http://flanews.wordpress.com/2009/11/19/ate-a-libertadores-maldonado/

Energúmeno seja.

Luís Eduardo disse...

Amigo Jefferson:
Enquanto nossos inimigos saem no tapa e mostram desespero, o Mengão joga o melhor futebol do Brasil.
O Andrade tem mérito indiscutível neste resgate da mística rubro-negra.
Vai para cima deles, Mengô... Acredito no HEXA mais do que nunca.


SRN, Luís Eduardo
AMO FLA
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

voo do urubu disse...

Era só o Andrade xingar uma meia dúzia, destratar a imprensa nas coletivas, subir ao meio-fio e posar de superior como fazem os professores-doutores de merda, aí seria olhado como verdadeiro técnico de futebol. Tem gente que só repara levando porrada. Flamengo é time de guerreiro e guerreiro se respeita.

Saudações rubronegras!