quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval sem culpa


Caros amigos, é sempre amargo o gosto da derrota, ainda mais para times que estamos acostumados a bagunçar. O botafogo é um desses, 2 anos sem nos vencer e mais de 2 décadas amargando vices. Mas ontem, quis o destino que o Flamengo saísse derrotado do Maraca, onde não perdia havia tempos.

Nem li ainda o que amigos blogueiros escreveram sobre o jogo de ontem. Mas sei que muitos colocarão a culpa no Carnaval, na folia e na falta de preparação. Confesso que ontem após o jogo também pensei nisso. Mas hoje pela manhã acordei com um novo pensamento. É fato que o Flamengo jogou melhor que o foguinho ontem. É fato que tivemos as melhores oportunidades e não soubemos aproveitar. É fato que eles aproveitaram as poucas oportunidades que tiveram e mataram o jogo. É fato que não faltou disposição de ambas as equipes e é fato que nossa zaga tem sido a alegria dos atacantes adversários.

Isso mesmo, para mim a culpa pela derrota é a mesma do início do campeonato. O mau posicionamento da defesa, as falhas incríveis que a dupla de zaga tem protagonizado. Já disse aqui e repito: Angelim fez uma temporada muito irregular em 2009, que foi salva graças ao gol do título. Ele já tem 34 anos e já não demonstra mais aquela segurança de outrora. Álvaro também estava esquecido no Inter sem nem mesmo ficar no banco. Veio para o Fla e encaixou como uma luva, coisa de time destinado ao título. Mas agora demonstra fragilidade e falhas.

Não estou aqui fazendo caça às bruxas. Estou apontando os erros existentes no elenco. Se no ataque vai tudo muito bem, na defesa estamos passando sufoco a cada bola alçada na área. É sempre um Deus nos acuda e há sempre aquela sensação de insegurança. Acho que já está na hora de darmos chances ao jovem Fabrício. Sou grato ao Angelim, mas futebol é o momento e no momento acredito que o Angelim não está em perfeitas condições de manter sua posição de titular. Quanto ao Álvaro, a situação é mais difícil, pois apesar do David ser bom jogador, ainda acredito mais no Álvaro que nele. Mas vale a experiência na Taça Rio.

O jogo aéreo do foguinho era previsível, mas ainda assim falhamos nessas jogadas e fomos castigados. Não culpo o ataque, porque há dias em que a bola não entra de jeito nenhum e ontem foi um desses dias. Não foi culpa do Carnaval, da folia ou qualquer outra coisa. Foi coisa do futebol, coisas que acontecem, a bola simplesmente não entrou. Sabíamos que um dia o ataque não iria conseguir suprir as falhas da defesa. Os últimos jogos foram assim: o Fla levava 2, 3 gols e fazia 4, 5, sempre o ataque corrigindo as falhas da defesa. Ontem não foi assim e fomos castigados pelos erros defensivos.

Não estou preocupado com esta derrota, muito menos com nossas pretensões no Carioca (claro que ser tetra será bom demais). Mas o que me preocupa mais é a chegada da Libertadores e estes erros que não são corrigidos. Ou o Flamengo começa logo a corrigir suas carências e falhas, ou mais uma vez não faremos grandes coisas na Libertadores.

Espero que os amigos entendam o meu ponto de vista, que está longe de ser crucificação, mas sim constatações visíveis e evidentes. O Flamengo é maior que tudo e todos e não será um gol decisivo que perpetuará um jogador na posição de titular sem merecimento. Vida longa ao Angelim e que ele recupere seu futebol, ou encontre outra forma de contribuir com o Flamengo que ele tanto ama.

SRN

14 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Guerreiro, posha cara eu esperava uma final entre Flamengo e Vasco, lamento pelo derrota mas é vida que segue e o Flamengo tem mais é que pensar na libertadores e se der depois pensa na Taça Rio, nada esta perdido. Tambem acho a dupla de zaga do Fla já meio desgastada, o Alvaro nunca me agradou, já o Angelim tem seus altos e baixos e parece mesmo em fim de carreira, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Blog do Vascão disse...

A arrogância e soberba além do egoísmo e orgulho demasiado e por consequência a insanidade sempre merecem resposta, e eu não tenho medo de enfrentar um bom debate em qualquer site rubro-negro, por isso venho aqui, você é livre para deletar meus comentários.

Passar bem.
Abraço
Jeferson
Blog do Vascão

Jefferson freire disse...

Não deleto seus comentários pq sou um cara democrático e amante do bom debate. Mas muito me surpreende ter um leitor que considera meus textos com uma essência de "arrogancia e soberba que ultrapassam o limite do suportável para qualquer pessoa"

As suas atitudes de escrever as coisas e depois dizer que não escreveu me levaram a este pensamento. E deixei bem claro que se meus textos são insurpotáveis aos seus olhos, fique à vontade para não lê-los. Não ficarei chateado, pois ninguém é obrigado a ler aquilo que não gosta.

dou o assunto por encerrado e me reservo o direito de não mais responder seus comentários. Respondo a todos e me considero uma pessoa com espírito esportivo suficiente para aturar zoações e provocações. Mas com vc o debate está caminhando para um lado que não me agrada. Vc tem mania de atacar a pessoa e não os seus argumentos.

Por isso, fique a vontade para ler ou não e comentar ou não. Só não garanto que entrarei em qq debate com vc. Pq no momento, eu disse no momento, não tenho a menor vontade de manter este debate.

abços

Mel disse...

Espero ansiosa a volta do Maldonado aos gramados, aliás, há previsão de volta? nunca mais se comentou sobre ele...
Eu acredito no David, e que o Andrade podia dar uma chance à ele, pelo menos em alguns jogos, só pra ver como ele se sai como titular. Acho que o que não da mais é pra continuar como está.
Quanto ao jogo de ontem, o Flamengo jogou bem, até melhor do que os ultimos, considerando ser um clássico, semifinal... Bobeamos na defesa, mas fazer o que?! Acho que todos já sabiam que essa "sorte" do Fla de fazer mais gols do que toma um dia ia acabar... Ainda bem que não foi na Libertadores.
Espero que possamos melhorar "até" lá, não temos muito tempo, e Libertadores não é como o estadual...

Abraço, SRN

Blog do Vascão disse...

A recíproca é verdadeira.

"Você ataca as pessoas e não seus argumentos" ?

Ta maluco? Além de falar besteiras futebolisticas, vem com essa agora? Cara só falei sobre futebol.

Ai eu é que sou o maluco, minha sanidade é que esta em jogo com um argumento desses, cara agora vi o seu verdadeiro carater, lamentável.

Fique com sua arrogancia e soberba.

Parece aquelas crianças mimadas "Agora não entro mais em debates com você" que criancice, to nem ai para o que você acha, pra mim não faz diferença, venho aqui com único intuito de fazer você ver que o menguinho não é superior a ninguém, mas sim igual a todos.

Deprimente sua atitude, mas faça como quiser.

Que seu blog tenha muito mais sucesso do que ja tem, que o menguinho continue ganhando na mão grande como sempre o fez, que você tenha muito sucesso na sua vida pessoal e muita saúde a todos de sua familia.

Não quero o mau de ninguém mas tiro sarro sobre futebol de todos e de tudo, assim como tiram sarro de mim também, mas você não aguentou, provocou e quando teve as respostas, reinou e viajou legau na paranóia.

Passar bem e diferente da qui, seja sempre bem vindo ao meu blog. Se quiseres comentar la, também não faz diferença se não quiser aparecer.

Jeferson
Blog do Vascão

Jefferson freire disse...

valeu J.vascão. passar bem. E a última ressalva, eu não sou o 1º q tem esse tipo de problema com vc. Faça uma reflexão.

Abço e felicidades

AF Sturt Silva disse...

Acho o que está faltando nesse time é trabalhar mais taticamente.Ontem diversas vezes alguns jogadores tentaram resolver sozinho e não consiquiram,claro futebol é coletivo.

Outro ponto que estou vendo, não é so a falta de introzamento e a deficiÊncia tecnica de nossa zaga e meio-defensivo QUE ESTÁ PREJUDICANDO NOSSO TIME ,mas a questão fisica(ALTURA).
Nosso meio para tras é tudo de joagadores baixos ,assim joagadas aereas, os atacantes do adversário vão pegar todas.E digo mais os clubes sul-americanos trabalham essas mesmas jogadas.

Na pratica o problema foi muito bem visualizado ontem quando Adriano que um atacante deve que marcar outro atacante(Abreu).

Em relação ao Angelim concordo com vc Jerferson.
Mas será que o Fabricio vai dar conta do recado?
Espero que Andrade saiba o que faz!

AF Sturt Silva disse...

Ao blog do Vascão,
vocês vão ser vices de novo,alias vices do vices!

Mel disse...

Jefferson, que bom que você acompanha o Confio no Mengão. Na verdade, ainda não postei nada por lá, entrei na equipe a bem pouco tempo, estou pensando em passar por lá amanha!

Grande abraço!

Luís Eduardo disse...

Amigo Jefferson:
Vamos ter grandes alegrias na Libertadores. Concordo com seus comentários e como a Mel bem disse, creio que a volta do Maldonado ajudaria muito a estabilizar o sistema defensivo.
Vamos invadir o Maraca na 4a feira que vem, somos Mengão HEXA até morrer.

SRN, Luís Eduardo.

Blog do Vascão disse...

E com quem foi o problema mesmo? Há com outro flamenguista, ta explicado kkkkk...

Falou valeu.

FIM.

Abraço
Jeferson
Blog do Vascão

Claudio Henrique disse...

Essa defesa tá complicada mesmo, o comodismo dela vamos dizer que em partes definiu a partida. Serve de lição para o time arrumar a defesa para a Libertadores.

Abraços.

Michel Farias disse...

Acho que não foi tão ruim assim Jefferson, o Flamengo deveria pensar só na LIbertadores, deixa o carioca em segundo plano....

Na minha visão de "técnico" poderia jogar David e Álvaro, Angelim não aguenta mais, o problema é que o Andrade é muito conservador, não creio que ele irá tirar o Angelim.

Abraços!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Mestre Benicha disse...

Fala Jeff.

Grande post, concordo contigo que, mesmo com a ressaca carnavalesca e o suposto salto alto, a principal responsavel pela eliminação do Fla é a defesa.

Ano passado, o Airton e o Willians fecharam muito bem a proteção a zaga. Agora, sem o Airton e o Maldonado, o Willians está pra lá de sobrecarregado, já que Torózinho nao dá conta do recado e nossos dois zagueiros experientes não conseguem suportar tamanha exposição.

Bom, que o Maldonado volte logo e o time se foque na Liberta. Deixa o Carioquinha pra um desses três mulambos times que não ganham nada.

Enfim, depois de mais de um mês parado, estou tentando retomar as atividades blogueiras. Espero contar com o seu apoio e a sua visita lá ao Rio Futebol. Passe lá e deixe seu comentário também se puder, ok?

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com