sábado, 20 de fevereiro de 2010

Novo Manto


Na minha infância tive que ter personalidade para escolher o time do coração. Meu pai tricolor me levava ao Maraca para ver o fluminense jogar. Logo de cara, ao ver a torcida tricolor tive a certeza de que não pertencia àquela torcida sem graça, sem criatividade e fria. Meu coração era mesmo Rubro-Negro e ele logo percebeu que não adiantaria me levar ao Maracanã ver o flu porque isso estava justamente me convencendo a jamais torcer para o tricolor.

Minha 2ª provação veio para conseguir ter o Manto. Como era criança, não trabalhava e não tinha dinheiro para comprar o Manto. Meu pai se recusava a comprar um para mim. Falava que jamais faria isso. Eu sempre insistia, até que num aniversário meu, ele me perguntou o que queria de presente. Fui enfático: "uma camisa do Flamengo". Ele se recusou e passou vários dias fazendo a mesma pergunta e ouvindo a mesma resposta. Até que por obra de um milagre no meu aniversário ele apareceu com uma camisa do Flamengo branca de treino. Disse que não compraria jamais a tradicional e que aquela era "menos pior". Eu nem liguei, para mim era a minha 1ª camisa do Mengão e estava feliz feito pinto no lixo.
Escrevo esta pequena história porque leio muito Flamenguista falando em boicotar a nova camisa do Mengão e não comprá-la. Talvez para estas pessoas a beleza estética representa mais que a paixão e o orgulho em vestir o Manto. Eu que praticamente tive que implorar para ter meu 1º Manto, valorizo todas as camisas que tenho hoje e jamais achei qualquer camisa feia, posso até comparar com outra do Mengão, mas para mim independentemente do tamanho do patrocínio ou cor, o que vale é o escudo e as cores em vermelho e preto.
Claro que temos que questionar e exigir o máximo de respeito às nossas tradições, mas boicotar o Manto porque não acha que ficou bonito não é coisa de Rubro-Negro. Isso é coisa da torcida arco-íris que não tem o sentimento que temos e só compra aquilo que é "bonitinho", pouco importando a história, tradição, glórias e principalmente a paixão.
Eu comprarei o novo Manto, pois sei o que é querer ter e não poder e me orgulho e me emociono todas as vezes que visto o Manto e sinceramente, posso até comparar um Manto com outro e dizer qual é o mais bonito, mas não consigo achar nenhum Manto feio. Para mim todos eles são bonitos, perfeitos e motivo de muito orgulho. Sem falar que este vem com a frase Hexacampeão Brasileiro e eu tenho que usar, pois também quero ser processado pelo ridículo sport.

SRN

9 comentários:

Luís Eduardo disse...

Fala amigão;
Cada camisa do Mengão é mágica. Cada uma tem sua característica, mas a beleza está sempre lá...
Ontem usei o manto sagrado novo cheio de orgulho e virei atração por onde passei...
E como você bem disse, a inscrição do Hexa já justifica a compra, mesmo por aqueles mais revoltados com a Batavo rs rs.

SRN, Luís Eduardo.

Mel disse...

Perfeita postagem Jefferson!!
Quando comecei a ler comentarios em outros blogs me assustei com a quantidade de gente achando-o feio, claro que se pudesse, mudaria algumas coisas, mas é nosso Manto! Por ele tenho amor e respeito, e cada dia que o uso é um dia especial. Esse vem evidenciando nosso mérito de HEXACAMPEÃO, e quero ver o Sport processar todos que usarem... Acho que não vai dar hein... rs rs rs.
Logo que puder também vou ter o meu!
Legal sua história! Imagino como deve ter sido difícil conseguir o manto... O meu primeiro manto eu "roubei" do meu pai... ficou gigante em mim, mas eu usava, e ainda uso!

Grande abraço, SRN!

Gremista Fanático disse...

É isso mesmo Guerreiro, tem que comprar a camisa do seu clube, eu particularmente gostei mais da segunda camisa, mas a rubro negra tambem ta bacana, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Diogo Orlov disse...

Concerteza Jefferson! Legal sua história! Eu até questionei sobre alguns aspectos que poderiam mudar na camisa pois acho que o valor da instituição Flamengo é maior do que qualquer um patrocinio, mas sempre vou usar, não importa o que acontecer. O importante é nosso escudo no peito! Eu também sempre senti um baita orgulho de vestir essa camisa, mesmo nas derrotas, que eu faço questão de usar para mostrar que nunca abandono o Mengão!
SRN!!!

Michel Farias disse...

Não gostei muito da primeira camisa, as mangas toda preta ficou feio na minha opinião, já a segunda ficou legal, espero que de sorte quarta. Boicotar é um pouco demais, foi como vc falou o importante é está com a camisa do seu clube, o manto.

Abraços!!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

AF Sturt Silva disse...

Eu penso totalmente diferente.

Mas estamos ai apoiando o fla ,sem o com patrocinios.

clique documental disse...

Amigo que lindo...
Acho muito bonito ver como as pessoas escolhem seus times. Mas sei qeu é algo que vem de dentro. Por isso, zoooou, mas respeito, todos os times. Coração é coisa séria hehehe
Aqui... to feliz com a Raposa viu. E estou confiante na libertadores, sorry...rs
Torço por uma final Brasileira: Urubu x Raposa...rs

Abraço

clique documental disse...

Jeffinho... vc usa msn... falo isso pq ainda não tenho sei e-mail, sempre nos falamos só aqui no blog hehehe...
Abraço

oPerna disse...

Não vou ser hipócrita, não gostei da tatuagem nova feita na minha segunda pele,

e nao faço questao do simbolo da CBF no escudo, quem é sinistro de verdade nao precisa dizer que é sinistro, todo mundo já vê.

mas como nao se fala mau da mae, tbm nao se fala mau do manto, entao que seja esse aew, se me derem eu uso,
aHUAhauHAUhauHAuhauHAUha!!!!

abraço garotão!!

SRN