sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Prata da casa para disfarçar a incompetência


Márcio Braga deu mais uma de suas declarações polêmicas. Nesta ele tem até certa razão, só acho que este é um assunto para ser tratado internamente e não vir a público questionar certos jogadores. Pra quem não sabe o Márcio deu uma entrevista falando que gringo não dá certo no Fla, e que para conquistar títulos mais expressivos, o Fla teria que ter no mínimo 8 jogadores das divisões de base no elenco. Pois, foi assim na década de 80, quando o Fla conquistou seus maiores títulos.

Nisso eu concordo com o Márcio. O Flamengo hoje adota uma política totalmente contrária ao seu histórico. Os maiores títulos foram conquistados por um elenco praticamente formado nas divisões de base, o que gerou até mesmo o slogan "craque o Flamengo faz em casa". Mas hoje o que se vê é uma demandada de jogadores que nem mesmo jogaram nos profissionais indo para o exterior, para que com o dinheiro da venda destes, o clube possa pagar os salários de muitos jogadores que nada fazem, ou que não se identificam com o clube.

Mas tal depoimento também demonstra a habitual falta de organização do clube e a falta de planejamento. Como pode um clube contratar jogadores sem a permissão de seu presidente? E se acham que "gringo" não faz sucesso na Gávea, por que vendemos jogadores que estavam se destacando e substituimos por "gringos"?

Pior ainda foi ver que o Flamengo vendeu diversas promessas a preço de banana, pra mais na frente recomprá-los a preço de ouro, como muitas vezes acontece. A estimativa da receita do Flamengo para 2009 é de 160 milhões, que divididos por 12 dá uma receita mensal de 13 milhões. Como pode um clube que tem a receita de 13 milhões mensais, não ter o melhor elenco do Brasil e ainda por cima dever salários? E o mais absurdo: não ter estádio próprio!

O pior é que essa falta de planejamento não é só no Fla, não. Os clubes em sua maioria não são responsáveis com suas finanças e depois vão para a TV reclamar que não dá pra competir com os europeus. Mas, só não temos o campeonato mais forte do mundo, porque não temos dirigentes responsáveis com o mínimo de noção administrativa. Digo, noção administrativa para o clube, porque a administração das finanças particulares andam de vento em polpa.

Se para o presidente, o que ganha campeonato é a prata da casa, por que o atual elenco do Fla só tem o Ibson? A prata da casa, sem planejamento não adianta, é pura ilusão. Sou a favor da prata da casa, mas o planejamento é primordial para sermos novamente a elite nos gramados (pois nas arquibancadas nunca perdemos o trono). E outra, isso não é coisa que se diga em público. Depois de gastar dinheiro com os "gringos", só falta dispensá-los sem nem mesmo ter dado a chance de se firmarem. Aí realmente é jogar dinheiro pelo ralo. Na esperança de mais coerência na administração dos clubes, me despeço por hoje.

Obs1.: Me emocionei vendo um vídeo no youtube, com o Mozer (ex-zagueiro do Fla) chorando ao falar do Fla, dizendo que o Fla foi tudo na vida dele. É isso que falta aos jogadores atuais, esse amor pelo clube. Depois coloco o link do vídeo aqui.

Obs2.: Domingo é dia de apoiar o Mengão no Maraca, Vamos terminar o campeonato dando mais uma prova de nossa força, então Nação vamos lotar o Maraca domingo, eu estarei lá.

SRN

6 comentários:

Daniel Reiner disse...

SE juntar Bebeto de Freitas, Carlos Augusto Montenegro,Márcio Braga e Kléber Leite não dá meio.
Com todo respeito a vocês torcedores,mas é motivo de chacota as declarações e postura desses cartolas, daí. Não é a toa que São Paulo há muito já deixou o Rio prá trás em vários aspectos.

Mas a imprensa daí também não é muito de cobrar,não,né? Gosta mais é de festa...é Mengão,Flusão,vascão,Fogão...e está tudo bem.

Está certo! Futebol é diversão mesmo. Sò assim dirigentes desiquilibrados e dispreparados como o Marcio Braga dirige um clube como o Flamengo.

Você já imaginou um clube com a grandeza do Flamengo sendo presidido por um cara competente? Putz! Não sobrava prá ninguém.

Ainda bem que as coisas estão assim.

FORTE ABRÇO!

Anônimo disse...

As categorias de base dos clubes brasileiros são muito importantes para gerar titulos e principalmente recursos. Infelizmente alguns grandes clubes não percebem isso e não manteem uma politica de estruturação adequada. No Flamengo não sei como anda esse processo mas no Grêmio todo ano sobem atletas da base e geram receita ao clube. Abraço.

Jogo Aberto disse...

po esse marcio braga fala muitoooo, ele tem q ficar mais quieto um pouco.

Ver o inter, d'alessando esta jogando muito.

Ver o time do MIlan.

KAKA
RONALDINHO
PATO

ESTRANGEIRO, ELE FALA MUITO

EU SOU A FAVOR SIM DE ESTRANGEIROS NO TIME

vôo do urubu disse...

Prata da casa nem sempre é solução, mas o remédio começa por aí.

Anônimo disse...

a categoria de base sempre, consequentemente, nos trás novas opções. um exemplo nosso é douglas costa, garoto de 18 anos e que joga um bolão. não sei quando ao flu, mas deve ter garotos assim ai x)

beijos

Sally disse...

Concordo que não tem que vender prata da casa! Depois fica tomando gol do Athirson por aí!

Mas é complicado de se colocar em prática quando o time passa por dificuldades financeiras...

Só discordo que gringo não funcione no Flamengo. Adorava ver o Mancuso jogar! Tentem trazer o Riquelme e me diz se não vai funcionar!

Parabéns pelo blog!
Sally
http://desfavor.blogspot.com/