quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A mesma diretoria, velhos problemas e nenhuma solução


Lendo os noticiários desta quarta-feira, tive a confirmação fática de algo que já é tão previsível: o Fla não vai chegar a lugar nenhum com esta diretoria. Isso porque ela pensa pequeno, como se o Fla fosse um time do interior, ou coisa deste tipo. Não pensam em projetar o Fla para conquistas superiores aos estaduais que nos contentamos nos últimos anos. Veja só o pensamento deles para o planejamento de 2009.

Já é certo que o Caio sairá, sua permanência é insustentável. Com a saída deles a diretoria busca nomes para assumir o cargo de técnico. Agora perceba que pensamento minúsculo da diretoria. Se o Fla se classificar para a Libertadores, os nomes são Joel Santana e Carlos Alberto Parreira. Caso não se classifique a escolha é o Cuca, ele mesmo, o chorão.

1° Joel Santana não. Ele tem identidade com o clube, os jogadores têm preferência por ele. Mas o retorno dele é a garantia de um esquema que já deu certo, mas que já está manjado: 4 volantes (Jaílton e Toró e mais 2) e os laterais soltos, só isso e mais nada. O Cuca, até que não é um técnico de todo ruim, mas não conquistou nada até agora e tem aquela cara de choro que nos lembra as nossas eternas vítimas choronas.

Eu gosto do Parreira, conquistou uma copa do mundo, uma copa das confederações, copa amèrica, paulista pelo Corinthians, além de outros que não me recordo. Apesar de ser declaradamente tricolor, acho que é um bom nome para reestruturar o futebol do Fla. Apesar de achar o Luxemburgo o nome que é quase unanime entre os torcedores.

Mas a minha crítica é a seguinte: Por que só contratar os melhores se nos classificarmos? Por que ficar com o resto em caso de fracasso? Este é o problema desta diretoria, pensa a curto prazo, pensa só no hoje, sem levar em consideração um planejamento a longo prazo. Temos que ter os melhores nomes mesmo não nos classificando. o pensamento tem que ser o seguinte: vamos nos fortalecer mais ainda, aprender com os erros e acertar mais no próximo ano. Vamos ser melhores do que fomos neste ano e conquistar tudo aquilo que fracassamos neste ano, ir para a Libertadores e conquistá-la, mesmo que só em 2010.

Mas meus amigos, lamento informar que caso não nos calassifiquemos para a Libertadores, teremos mais um ano de mesmices, pois a diretoria não pensa em melhorar o clube, pensa apenas no dinheiro em curto prazo. Por isso estamos tanto tempo nos decepcionando e nos contentando com as misérias de estaduais e copas do Brasil. Chega!

Como torcida, temos que nos organizarmos e exigir mudança já! Chega de Kléber Leite, Márcio Braga e cia. Já passou da hora de pessoas sérias assumirem o Fla. Pessoas que tenham no mínimo um plano de reestruturação do clube. Sonhamos e aguardamos o Zico, Leonardo, Junior e Cia., assumirem o Fla e nos dar através de uma administração séria, a mesma alegria que nos deram quando desfilavam classe, técnica e muitos gols. Queremos a garra do Rondinelle para defender os direitos do Fla, e a maestria de nossos craques para administrar o maior e mais querido do mundo.

Estes dirigentes atuais estão destruindo o clube a longo prazo. Vão ficar até não restar mais nada para usurpar. Estão transformando o nosso gigante clube em um pequeno. O nosso clube é do tamanho do Brasil e do Mundo e estão tentando diminuí-lo. Queremos o Fla maior do que já é, e principalmente, queremos sentir o respeito do dirigente com o clube e com a torcida.

Desculpe o desabafo!

SRN

3 comentários:

Daniel Reiner disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Reiner disse...

Jeférson, você conhece minha opinião sobre os cartolas flamenguistas. A cada postura, cada declaração me convenço mais da incompetência desses caras.
Definir o nome do treinador a partir da condição de disputa ou não da Libertadores é uma brincadeira de mal gosto. Tudo bem que disputando a Libertadores, o Flamengo vai ter uma receita maior,mas isso o mesmo que admitir publicamente que o treinador contratado é menos qualificado que o outro. Dá prá imaginar as possíveis consequências dessa atitude?
E as cobranças sobre esse treinador: serão menores do que se fosse o outro?

Quanto à permanência desse ou daquele jogador...se a intenção desses cartolas for administrar o Flamengo de acordo com as receitas reais,eu concordo. Por mais que o torcedor não concorde e queira jogadores de alto nível,é preciso se comprometer de acordo com a capacidade de arrecadação do clube. E o Flamengo ao longo desses anos, com essa história de ter um time de acordo com sua tradição se endividou muito,manteve elencos com salários atrasados – e as consequências disso também saõ prejudiciais ao clube - além de dar vários calotes no mercado.

Portanto,se a torcida do Flamengo quiser o clube bem administrado, equilibrado e firmado em boas bases,precisa compreender que não é pagando salários à “estrelas” que ele vai alcançar seu objetivo. Com inteligência e um pouco mais de vontade de trabalhar é possível montar um time competitivo,equilibrar as contas e poder acreditar que em breve tudo pode estar de acordo com o ideal. Agora,se ficar trocando de treinador como vem fazendo,se ficar dando passos maior do que a perna só em nome de uma tradição,o futuro tende a ser ainda mais trágico do foi em anos recentes.

FORTE ABRAÇO!

Gremista Fanático disse...

Pois é Guerreiro, esse Kleber leite e Marcio Braga são o cancer do Flamengo. Alguem que realmente faça pelo clube sem o interesse em dinheiro tem que fazer alguma coisa porque pelo potencial de torcida do Fla, era pro clube ser auto sustentavel. Uma politica seria e honesta faria isso com muita rapidez. abraço.