segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Nação é Fiel


Todos já sabem e a maioria viu a pesquisa organizada pelo programa Esporte Espetacular da rede Globo, perguntando quem foi melhor, Romário ou Ronaldo. Algumas pesquisas servem mesmo para mostrar poder da torcida do Flamengo. Estava na cara, escancarado que a Nação não deixaria de jeito nenhum o gordinho levar esse "título" pra casa. A Globo ainda tentou dar um ar de equilíbrio, com comentaristas votando alternadamente, empatando a disputa e ainda sugerindo que houve uma margem pequena de diferença entre os dois. Poupe-me. Romário deve ter ganho de lavada. Só que não quiseram desmoralizar o gordinho do Parque São Jorge.

Apesar de todo recente ódio que cerca a relação da Nação com o gordinho, não há o que comparar. Romário foi muito melhor. Ronaldo sempre usou muito sua velocidade, força física e explosão que o tornaram o "fenômeno". Mas Romário apesar da pouca estatura, era ligeiro, habilidoso, muito mais técnico, sabia o atalho do gol, gênio da grande área e de fora da área também. Sabia exatamente a hora de pegar o adversário no contra-pé. Lembram do elástico no Amaral? E os gols pelo Barcelona, Flamengo e até mesmo vasco. Sem falar que Romário jogou até os quarenta e tal, e poderia ainda disputar o carioca se quisesse. Enquanto Ronaldo está com trinta e tanto já em final de carreira e fazendo uma força danada pra se manter nos campos. E a diferença em números de gols?

Mas a torcida do Mengão votou em massa, mostrou sua força, e demonstrou que sabe reconhecer um ídolo (o que Ronaldo nunca sentirá). Romário jogou pelo Fla, fez muitos gols, nos deu muitas alegrias. Vivíamos um grande romance, literalmente entre "tapas e beijos". Mas era intenso: de um lado Romário metendo gols e humilhando os adversários (Amaral que o diga); do outro a torcida que não cansava de idolatrá-lo. Idolatria essa que até hoje é reconhecida pelo baixinho. Já viram o vídeo no You Tube, do Romário dentro do vestiário de São Januário mandando a força jovem aprender a torcer com a Raça-Fla e Jovem-Fla? Veja aqui então.

Mas o sr. Edmundo Santos Silva acabou com a alegria e entregou o baixinho de mão beijada para o vasco. Lá ele fez miséria da mesma forma. Mas sempre respeitou o Fla e sua torcida e ganhou o nosso respeito também. De uma lado ele não comemorava os gols feitos no Fla; do outro a torcida o respeitava. Apesar de estar no nosso arqui-rival, o Romário (Pit Bull) continuou sendo nosso ídolo, e ele continuou sendo Rubro-Negro, como nunca escondeu de ninguém. Aliás é sócio proprietário do CR Flamengo desde 01/08/1997, matrícula n° 11.066.

Essa foi mais uma homenagem da torcida do Fla ao Romário. E o Ronaldo vai se lamentar pro resto da vida, pois nunca terá isso. Dizem que existe uma tal torcida que é "fiel". Mas não passa de uma tentativa da imprensa paulista de igualar um clube paulista ao maior e mais querido: o Mengão.

E digo com toda a certeza: Fiel de verdade é a Nação Rubro-Negra!

SRN

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o Romário teve uma carreira, indiscutivelmente, muito, mas muito mais vencedora que a do Ronaldo, mesmo a deste não tendo acabado, ainda, jejejejej...
Mas na real, nao sei quem foi o melhor, mas sei que EU prefiro o baixinho!!! Muito mais honesto, muito mais espontâneo... mais humano.
Dá-lhe Romário!!!!
Abraços opiáceos!

Anônimo disse...

É em materia de futebol e bola na rede Romario é mais completo que Ronaldo.
Pois é cara a direção e comissão tecnica do Grêmio estao sendo o principal adversario do clube nesse começo de temporada com mau planejamento. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Vinicius Grissi disse...

Independente das paixões clubísticas que o cercam, não sei quem é melhor. É uma disputa muito complicada, já que os dois foram fantásticos dentro de campo. De toda forma, o coração falou mais alto na hora dos flamenguistas votarem, com certeza.

Impasse Livre disse...

jeferson, indubitavelmente a carreira e o futebolde romário são superiores ao do ronaldo, mas faltou a lee jogar em SP e ficar mais tempo na Europa, o ronaldo tem menos gols justamente por jogar menos vezes ao ano e num futebol mais competitivo. Qt ao Romário, oriundo do vasco, da escola do dinamite não me surpreenderia ser tão bom quanto o foi, aliás o vasco se orgulha de ter feito tabntos atacantes fora de série. agora você vê o que o dinheiro faz com a pessoa: até beijar escudo do flamengo e acenar lencinhos idiotamente brancops contra o vasco ele fez. ninguém é perfeito. Cara, o rey costa é otimo musico, o programa foi muito bom de se fazer e semana que vem conto com vc por lá, ok? Abs, leandro

AF Sturt Silva disse...

seja um seguidor do tudo é historia...
tudehistoria.blogspot.com
saudações rubro negras...

Camila Paulos disse...

Fala Mengão Guerreiro! É uma escolha difícil. O Ronaldo é mais da minha época do que o Romário, mas acho que os dois foram (Ronaldo não é mais aquele) dois grandes atacantes.
É Ronaldo, trocou o Flamengo pelo Corinthians... acho que um dia ele ainda se arrependerá, isso se ele for flamenguista de verdade, né? E pra mim, que não sou flamenguista e muito menos corintiana, o gordinho se queimou. A atitude dele manchou um pouco minha percepção dele como profissional e como pessoa e acredito que de muitos outros.

Anônimo disse...

Nem vi o resultado dessa pesquisa... Que bom que o baixinho ganhou. Como já disseram com outras palavras aí, ele era polêmico, mas verdadeiro.

Já o Ronaldo consegue ser traíra de uma forma baixa, aparentando ser bonzinho e fofo por fora. Ele se diz torcedor do Fla, mas conseguiu como muito poucos entristecer e enraivecer a torcida do se time, além de ofender e trair a diretoria do clube.

Vez ou outra o Ronaldo ia num jogo do Fla... Quero ver ele ter a sem-vergonhice de fazê-lo novamente. Se bem que, sendo esse mal-caráter que nos provou ser, não duvido nada.

vôo do urubu disse...

Romário é Flamengo. Isto não se discute.

Saudações rubronegras!

Wilson Oliveira disse...

Eu estive por muito tempo em dúvida quanto quem é melhor entre os dois. Acho ideal, não votar pelo sentimento clubista, mas sim por uma analise imparcial.

Mas é claro que como flamenguista, fiquei chateado pelo Ronaldo ter trocado o Fla pelo Corinthians. Ele mostrou ser bem mais profissional do que torcedor.

Agora, vou sair de cima do muro. Acho que o ROMARIO é melhor mesmo. E é simples. Enquanto Ronaldo foi destaque por três anos no futebol mundial, Romario foi destaque por uns dez.

Se fizermos uma escala de pontos altos na carreira dos dois, veremos que o do Romario é muito mais duradoura.

*OBS: Cara, vi que ainda não tenho o link do "Flamengo até morrer". Vou colocá-lo agora em meu blog.

Abs, Jefferson!

Wilson Oliveira disse...

Pedido atendido!

Abs e SRN...

Anônimo disse...

neeem se compara Romário com o Ronaldo! Romário é fato!



beijos

Anselmo Coyote disse...

Meus amigos rubronegros e também torcedores de outros clubes que reconhecem a realeza do baixinho, prestem atenção: à Globo interessa o ufanismo brega do Galvão. A Globo é Ayrton Senna (de boca fechada também eu gosto) e Ronalducho. O primeiro, porque fez o tipo bom-moço. O segundo, coitado, não abre a boca. Nelson Piquet e Romário não têm valor, porque têm opiniões e falam na lata o que pensam, doa em quem doer.

Repórter Globo pergunta ao Senna:
- A quem vc dedica o título?
Senna - ao povo brasileiro.
Perguntando ao Piquet:
- A quem vc dedica o título?
Piquet - a mim mesmo, pô; eu que fui lá arrisquei meu pescoço e ganhei.

Outra:
Reporter da Globo: Piquet, como vai ser a corrida amanhã? Piquet: sei lá, pô, não sou adivinho.

Isso não dá ibope... os caras fazem perguntinhas cretinas e querem respostinhas ensaiadas.
Só isso.
Isso não dá ibope

buy viagra disse...

meus filhos são fãs de Ronaldo, porque ele joga bem todos os jogos que o tem uma carreira esplêndida