segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pelé x Zico x Zidane


Quem foi melhor: Zico ou Zidane? Foi essa a pergunta feita para os internautas, comentaristas, técnicos, jogadores e jornalistas. Como se precisasse fazer esse tipo de pergunta, tão óbvia. Essa até o mais fanático vascaíno vai concordar com meus argumentos e com o resultado da pesquisa.

Pra começar, acho o Zidane um craque, jogou muito. Mas, o Zico foi um dos jogadores mais completos que o mundo do futebol já viu. Acho que a comparação mais justa seria entre Zico e Pelé. Acham exagero meu? Então veja o porquê dessa minha convicção:

Quero deixar claro que assisti ao DVD do Zidane, do Pelé e do Zico. Zidane foi craque, mas não fez metade do que os brasileiros fizeram. São poucos lances espetaculares. É um DVD simples, com poucos gols para mostrar (185). A única vantagem dele para o Zico é a conquista de uma Copa do Mundo, que é usado como argumento pela maioria que vota nele. Mas, se for por isso, Dunga, Mazinho, Henri, foram melhores que o Zico. Não se mede quem foi melhor por uma Copa, mas sim pelo que cada um fez dentro de campo. E isso meus amigos, eu desafio a todos a assistirem os DVD's de ambos. Quem viu o Zico jogar, não precisará assistir, pois suas jogadas já foram eternizadas na memória.

O DVD do Pelé é sensacional! O cara jogou muito, fez jogadas geniais, mil duzentos e tantos gols, etc. "Sem comparação", dizem. Mas, na minha opinião, só não há comparação entre os dois, justamente porque a geração do Zico não conquistou uma copa mundial. Pois, na minha opinião, não houve jogador mais completo que o Zico, que fizesse tantas funções em campo com extrema perfeição.

Alguém se recorda de outro jogador que tivesse tamanha habilidade com a bola nos pés, explosão, raça, cobrasse faltas com perfeição, cabeceasse bem, apesar da baixa estatura e finalizasse com perfeição, tanto que tem 826 gols, jogando como meia. Eu não me recordo de nenhum jogador com todas essas qualidades, e que as executasse com tamanha perfeição, nem mesmo o Pelé.

Podem até lembrar das jogadas elásticas do Pelé. Mas convido a todos para assistirem as do Zico, com lindos gols, jogadas milagrosas e passes precisos. Dizem que o Zico era jogador de Maracanã, mas levou o Fla ao título mundial muito longe daqui, é o 4° maior artilheiro da seleção brasileira, foi vice artilheiro do campeonato italiano com 1 gol a menos que o Platini, sendo que jogou 6 jogos a menos que ele.

Não estou desmerecendo o Pelé. Longe de mim, até porque sou fã de seu futebol. Mas, se o Zico tivesse conquistado uma copa, com certeza a disputa ia ser muito boa. Sei que a maioria não concordará comigo, e dirá que o Pelé é incomparável. Posso até estar sendo influenciado pelo meu fanatismo Rubro-Negro. Mas pergunto: escrevi algo muito longe da realidade? Já o Zidane, perdeu de pouco. Apesar de ser um craque, faltou muito futebol para ser comparado ao nosso Zico.

SRN

22 comentários:

Impasse Livre disse...

Cara, jeferson..menos...menos...Zico foi um excepciopnal jogador de clubes...Zidane brilhou nos grandes clubes europeus, os quais Zico nunca foi nem contratado, Zidane ganhou copa, Zico perdeu Copa....Pelé é hours councours, como jogador de clube foi um trilhão de vezes(pra ser timido) superior ao Zico e como de seleção um zilhão de vezes( se é que existe zilhão...rs) Zico na seleção sequer chega aos pés do Bebeto e do Ro´mário! essa idolatria toda que vocês têm é pelo fato dele ter sido muito bom ao flamengo. Mas em que pese seu talento forade série na seleção ele nunca jogou nadica de nada! Abraços, leandro Carvalho

Impasse Livre disse...

e de mais a mais, a copa toyota que vocês ganharam s ó foi possível, porque no meio do caminho(na libertadores) o Wright deu uma tremenda ajuda e eleiminou o Galo ao expulsar seis no famoso jogo do entrega! (lembra?)...o time do galo era tão bom qt o do flamengo (eram base da seleção de telê!)...Zico , na seleção foi artilheiro de amistosos inuteis e copas americas babas e artilheiro do italiano não quer dizer nada!Cobrar faltas, cabeçear e fazerr gols o dinamite tb fazia e muito bem!E de mais a mias o Pelé é o pelé, zico nem engraxte de suas chuteiras poderia ser. teria que ganhar uma dezena de titulos por clubes como ele o fez, elevar seu clube ao posto de maior potencia mundial por uma d[écada,ganhar três tituloos mundias, fazer mais de 1000 gols e jopgar bola tanto quanto ele! Sem comparação...Zico foi bom(pro flamengo) e mais nada1abs, leandro

Anônimo disse...

Caro Leandro, o Zico só não jogou pelos principais clubes europeus porque em sua época o futebol não era tão globalizado como hj. Se for por isso, o Pelé foi pior q o Zidane, pois jogou apenas pelo Santos e Cosmos no final de carreira.

Zico não tem mil gols, mas tb não contou gols do exército. Dizer q o Zico não foi nada na seleção é esculacho. E o principal fundamento para diminuir o zico continua sendo a tal copa do mundo que pra relembrar, em 86 o Zico perdeu o penalti no jogo, mas na disputa de penalti ele marcou e quem perdeu foi sócrates, eliminando o Brasil. O Zico fez gols em eliminatórias, em copa do mundo e não apenas em amistosos como vc disse.

Já em clube, ele foi o maior. Digo isso pq seu futebol arrebatou muito mais torcedores do q o futebol do pelé. Sua técnica e carisma são indiscutíveis. Já no mundial interclubes, o wright, não estava lá no massacre rubro-negro em cima do livepool, diga-se de passagem, o melhor time europeu na época. O papa-títulos europeu sucumbiu diante da técnica do galinho e cia.

Mas, vc tem motivos´pra achar o Pelé melhor, só acho q o Zico está mais para ser comparado com o Pelé do q com o Zidane, ou qq outro. Pois como já disse o Zico foi mais completo que todos. E o único que está no mesmo nível ou acima, como quiser, é o Pelé, mais ninguém.

Abços

Anônimo disse...

Leandro, posso estar falando besteira, mas se não me engano o Zico foi o único artilheiro do campeonato brasileiro sem ser atacante. Voce fala essas besteiras porque não teve um zico em seu time, e adoraria ter. Sabe porque?? Se tivesse tido um zico em seu time, talvez seu time tivesse a maior torcida do mundo hoje.

Anônimo disse...

OLA

EU ADICIONEI O SEU BLOG NO MEU http://www.primeiropenta.net

ESPERO QUE NAO HAJA PROBLEMAS E SE DER, VAMOS COMPARTILHAR LINKS.

ABRAÇO,

DANI

Anônimo disse...

Cara eu sempre digo que essa de comparar jogadores de epocas diferentes é muito complicado, mas temos que admitir que se Pelé ou Zico jogassem hoje eles seriam com certeza os melhores, mas já que é pra apimentar ai eu digo que Renato Gaucho mais connhecido no Grêmio como Renato Portalupi foi o melhor, hahahahahhahahaha.
Cara a situação do Brasil de Pelotas esta complicada mesmo, eles em 6 jogos não venceram nenhum e correm risco de serem rebaixados, abraço,
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

concordo com o Fanático. Renato Portalupi foi o homem. hahahah
enfim, concordo com você. Zico em minha opinião foi um otimo jogador. enfim, concordo com suas palavras.



beijos

Daniel Reiner disse...

Comparar um ídolo brasileiro com um carrasco brasileiro são favas contadas. O resultado da pesquisa do globoesporte era previsível.

Eu votei no Zidane. Não por convicção mas por provocação. Não ví o Zico jogar e por isso considero pouco honesto fazer tal comparação.

P'ra mim, a proposta do globoesporte foi tendenciosa. Uma pelo mero interesse de incentivar acessos à sua página na internet, outra por pretender amenizar os traumas que o torcedor brasileiro tem com a futebol francês e com nosso principal carrasco.

Da reportagem publicada ontem no programa,faltou,entre outras coisas,dizer que o Zico perdeu aquele pênalti na Copa de 86 justamente contra a França.

O Zico tem um lugar no pedestal de cima na história do futebol mundial mas o posto de maior carrasco do futebol brasileiro, acho difícil tirarem do Zidane.

FORTE ABRAÇO!

Camila Paulos disse...

Eu não vi o Zico jogar, mas com os adventos de hoje, como a internet, pude ver que ele foi realmente um dos melhores jogadores do mundo. O Zidane não fica atrás também, é uma escolha difícil... mas como o Daniel disse acima, era previsível que um carrasco do Brasil, como foi o francês, perdesse pra qualquer outro jogador brasileiro. De qualquer forma, voto no Zico,não por patriotismo, mas porque acho que ele foi melhor mesmo.

Anônimo disse...

Não teve outro jogador no Brasil nem no mundo, isso inclui o Pelé, que arrebatasse tanto torcedor para um time, Zico foi sensacional, quem fala o contrário, é porque é invejoso!!! Sou flamengo e o tenho como um ídolo!!

Impasse Livre disse...

cara, eu não sei quem é esse anonimo, mas meu time não precisa ter a maior e sima amlehor torcida...quantidade não significa qualidade, e de mais a mais em se tratando de brasileiros o Roberto Dinamite fez 192 e é o maior de tods os goleadores. Repito: Zico foi muito bom pro flamengo e pro futebol do Japão e só!Zidane foi maior mundialmente falando e PELÉ ENTÃO NEM SE COMPARA, FOI ÚNICO! INSUPERÁVEL!
ZICO FEZ GOLS EM ELIMINATÓRIAS SÓ CONTRA TIME FRACO IDEM EM COPA DO MUNDO
E ANONIMO, UM RECADO: EU TENHO OPINIÃO, SE VC NÃO TEM O PROBLEMA É SÓ SEU!TB ACHO QUE VC FALA BESTEIRAS DO ZICO, MAS EU ACHO NA MINHA OPINIÃO E NÃO AFIRMO DE UM MOPDO GERAL, OK?

Anônimo disse...

Bem, em qualidade não preciso nem dizer da torcida do Flamengo. É quase unanime entre os jogadores que a torcida do Flamengo não tem comparação. Só vou usar uma famosa frase do craque Romário " A torcida do Fla é de outro mundo". Leandro, qual o seu time?

Unknown disse...

Cara olha essa hitoria de comparar zico com zidane olha obvio que o zico seria eleito o melhor primeiro um Brasileiro contra um estrangeiro sendo o zico idolo brasileiro e o Zidane carrasco do brasil em duas copas.
Eu aconpanho futebol dese os meu s 12 anos desde a copa de 94 ateh hoje na minha opiniaio melhor jogador QUE EU VI JOGAR foi o Zidane nao vi o zico jogar entao me abstenho em votar um dos 2 apesar de ser fa de carteirinha do Zidane os 2 tem seus pros e contras o Zidane ganhou um copa titulos importantes europeus mais nao era um jogador de conclusao como zico era mais armador do time o Zico nao ganhou copa nao repetiu na selecao o futebol q jogava no flamengo e a maior parte de seus gols foram no campeonato carioca (da licenca campeonato carioca) mais era de mais conclusao q zidane fez 835 gols ambos tem pros e contras

Anônimo disse...

ola maldita futebol tu nao entende nada de futebol na epoca em q zico jogou nao existia muita contrataçao de brasileiros para a europa pois zidane jogou por la pois ele e europeu zidade so fez 150 gols em sua carreira e zico fez quase 800 gols nem se compara pois quem ganha copa do mundo nem sempre e o melhor

CLÓVIS disse...

OLÁ PESSOAL,
O Q TENHO A DIZER,É Q ESSAS PESSOAS Q DIZEM Q ZICO SÓ FOI BOM NO FLAMENGO,Ñ ENTENDE NADA DE FUTEBOL. É PURA INVEJA PORQUE NUNCA
TIVERAM E NUNCA TERÃO UM CRAQUE DO
NÍVEL DO GALINHO EM SEU TIME.PRINCIPALMENTE OS
VASCAINOS.SOU MENGÃO SIM! ELES VÃO TER QUE ME INGOLIR!!!!KKKKKKK!!!!

Luís disse...

Primeiramente, tenho a dizer que Rivelino jogou mais que os dois. Entre Zico e Zidane, acredito que há um equilíbrio muito grande. O Zico era mais goleador e tinha uma visão de jogo formidável, além de cobrar falta como ninguém. O Zidane tinha mais força física e mais elegância ao conduzir a bola, além de ter ganhado uma copa do mundo se destacou mais em competições mundiais. Em uma pelada eu escolheria o Zico para jogar no meu time, pois sou atacante e era quase impossível um atacante não se destacar ao lado de Zico, que deixava os mesmos na cara do gol> Porém, em se tratando de currículo o Zidane foi melhor.

Ton disse...

Quem diz que Zico jogou mais que Pelé, é torcedor fanático do Flamengo, não está em sã consciência, ou não viu o Pelé jogar. Para muitos jovens atualmente, Ronaldo, Kaká e Ronaldinho foram os melhores de todos os tempos. Analisando friamente, sem patriotismo, na minha opinião o Zidane jogou mais que o Zico, por ter sido mais regular em sua carreira. Para finalizar acho que Sócrates durante 2 ou 3 anos de sua carreira jogou mais que o Zico. Concordo com o Luís quando diz que Rivelino jogou mais que os dois. Além do mais, na copa de 78 a discussão era quem seria titular Zico ou Jorge Mendonça. Para muitos na época o segundo deveria ser o titular. Zico foi um craque sem dúvida, principalmente no Flamengo junto de vários outros nos anos 80. Na seleção de 82 também, ao lado de Falcão (o melhor na Copa), Sócrates e Cia. No mais é conversa fiada...

Anônimo disse...

O ZICO NÃO PASSA DE UM SIMPLES JOGADOR DE CLUBE, SIM. NA SELEÇÃO NÃO GANHOU NADA, PELO CONTRARIO. FOI RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DO BRASIL NA COPA DE 86 CONTRA A FRANÇA AO PERDER UM PENALTY NO TEMPO NORMAL.JOGADOR PARA SE CONSAGRAR REALMENTE TEM QUE SER JOGADOR DE SELEÇÃO.

Emerson disse...

Conversa fiada por conversa fiada, nada se compara àquela forjada no despeito e desinformação. Fatos: Sócrates, verdadeiro que era, declarou que Zico era o melhor do País (pergunto: precisava?), para desilusão dos detratores do Galo na imprensa paulista; Rivelino e Maradona sabiam/sabem (sabem, sim!) que Zico era o mais completo jogador entre eles; Pelé, que nunca foi bobo, admitiu a comparação com Zico, pois “nesses anos todos foi aquele que mais se aproximou de mim”; em que pese a copa de 82, pergunte-se ao legendário craque Falcão, a qualquer momento, quem foi o melhor jogador daquela geração. Por fim, rememoro o tricolor (portanto insuspeito) e entendido de futebol e arte – quando as duas coisas se misturavam – Nelson Rodrigues, que chamava a atenção para os “cegos pelo obvio ululante”. É Zico, cara! É óbvio. É “insofismável”.

Jorge Ramiro disse...

Zico é o melhor jogador no Winning Eleven 6, está na seleção brasileira clássica. No outro dia um homem veio para comprar um bebedouro para cachorro ao meu petshop e estávamos falando sobre isso.

Anônimo disse...

Zico não se compara a pele. isso é fato. Meu avós tios. São fanáticos por futebol. E são do Sul portanto sua opinião é formada sem bairrismo. Com relação a zico pele e rivelino e garrincha. A opinião deles é. Pele 1 - fonte inesgotável de jogadas. Gênio puro. 2 rivelino técnica descomunal, lançamentos chutes e passes e dribles . Jogo vistoso. 3 zico o matador destruidor dos clássicos. craque. Se tem uma partida importante existe um cara chamado zico ele vai definir o jogo . 4 Garrincha um presépero maluco. Que fazia sua própria partida dentro de campo. Ver pele era assustador porém ver garrincha era hilariante. ver um baixinho de pernas tortas destruir toda uma viu. Eles põe rivelino acima de zico por outras razões sem rivelino não existiria maradona nem Ronaldinho

Anônimo disse...

Tira Zidane dae pelo amor de deus. Ele não tá perto desses nomes...