quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Brasil não é o bastante!


Caros amigos, essa novelinha do Emerson já está enchendo o saco. Tem torcedor chamando ele de mercenário. Fala sério! São 17 milhões de reais. Alguém aí rejeitaria toda essa grana quase em final de carreira? O cara veio a custo zero e honrou o Manto com muita raça e determinação. Vai fazer falta, mas não podemos criticar o cara. Ele não está trocando a Gávea por meia dúzia de reais, mas são 17 milhões! Com certeza o Flamengo vai liberá-lo e sinceramente desejo sorte a ele.

Mas nem só de despedidas vive o Flamengo. É incrível a capacidade que o Flamengo tem em conquistar torcedores a cada dia e em todos os lugares do mundo! Ontem vi uma reportagem no Pará e pessoas usando a camisa do Mengão. No domingo vi uma reportagem de uma família de Rubro-Negros. Olha o nome das figuras: Zicomengo, Flamozer e Francifla. Este pai era Rubro-Negro mesmo. Mas aqui no Brasil está tudo dominado mesmo e é fato.

Agora me surpreendeu a entrevista do zagueiro Booth da África do Sul dizendo que acompanha o futebol brasileiro e que seu filho torce para o Flamengo. Como pode um clube que infelizmente nos últimos anos tem conquistado apenas campeonatos regionais continuar fazendo adeptos por todo mundo? Como pode esta torcida não parar de crescer mesmo com as últimas campanhas?
Já vimos outros clubes e momentos de glória "aumentar" a sua torcida. O Vasco em 97/98, quando era modinha vestir a camisa do Vasco, o Flu em 2008, também virou modinha. Mas depois da boa fase voltaram a mesmice e a torcida encolheu voltando ao verdadeiro numerário. Mas com o Flamengo é diferente, a cada dia surgem milhares de torcedores espalhados por esse mundão todo.

Não precisamos vencer ou ganhar títulos para conquistarmos mais torcedores. As pessoas torcem para o Flamengo por identificação, por amor, paixão, sei lá, por algo que não tem explicação. Não somos torcedores de modinha, de vestir a camisa quando o time está bem. Somos torcedores de verdade, guerreiros inabaláveis, e principalmente, temos um amor incondicional ao Clube de Regatas do Flamengo.

Talvez seja este o motivo do nosso crescimento: o amor verdadeiro se transmite, passa de pai para filho, nossos gritos de amor ultrapassam o concreto do Maraca e atingem os corações de pessoas em todo o mundo. O amor da torcida é o motivo do seu próprio crescimento. Se tivéssemos uma diretoria com um mínimo de competência, o Real Madrid, Barcelona, Manchester United seriam clubes pequenos, quase invisíveis perto de nós. Já que com campeonatos Cariocas conseguimos conquistar torcedores em todos os lugares possíveis.
A entrevista do Booth só trouxe à tona uma verdade: O Brasil está ficando pequeno para nós, já não é o bastante.

SRN

7 comentários:

voo do urubu disse...

Assino embaixo.

Saudaçoes rubronegras!

Wilson Oliveira disse...

Jefferson, tudo isso que vc disse é verdade!

No último jogo do Flamengo, tomamos uma goleada de 4x1 pro Grêmio.

Nosso time nao inspira mais nada no Brasileirão.

No Sempre Fla, acabei de fazer uma postagem meio triste, porém realista sobre o mengão.

Mas mesmo assim, sei lá porque, vim hoje trabalhar com a blusa do Flamengo. Daqui a pouco to partindo pra faculdade. Chegando lá, com certeza os tricolores, botafoguenses e vascainos, não vao entender o motivo de eu estar usando a blusa do Flamengo...

Mas enfim, é dificil entender a torcida do Flamengo, quando a pessoa não faz parte dela.

*****

E não deixem de acompanhar a série de posts sobre todos os campeões brasileiros. Começamos falando do Atlético-MG 1971, agora publicamos do Palmeiras 1972.

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Abraço!

oPerna disse...

nunca foi o bastante, agora só se tornou mais evidente.

e tenho dito.

SRN

Gremista Fanático disse...

Ai Guerreiro mandou bem no post cara sobre o Emersom acho que tem que liberar ele sim.
E quanto ao video lá no Gremista Fanático, torça para o Grêmio vencer o Santos hoje porque só assim eu vou tirar aquele video de lá, porque posto videos apenas de vitorias do Grêmio, kkkkkkkkkkk, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Julio disse...

Po Jefferson, vc falou cara...e eu to com a ideia p o proximo post bem nessa tua linha aí.

Quando eu digo que flamenguista - os de verdade - pensa igual, neguim não entende

Uma torcida unida é assim

SRN e apareça meu camarada

Abraço a galera lá da Maldita tb

Marcão disse...

Flamengo que arrancar mas dinheiro dos cara que mijam petróleo e vai conseguir.Só tenho que agradecer ao Emerson,o cara honrou a vestimenta Rubro Negra.

Essa reportagem do Zagueiro da Seleção da África do Sul foi de mais,eu vi na TV hoje.

Flamengo em todas as partes do Mapa Mundi !

AF Sturt Silva disse...

E cara daqui pra fente não vamos chamar nós mais de nação e sim de planetaria.
Se nós conseguimos torcida com a situação de hoje imagina se tivessemos uma adiministraçõ como a do são paulo.
SRN,mengão sempre!