terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Forças maiores que o planejamento


Após uma certa preguiça para postar, aqui estou eu novamente, ainda sem muito o que dizer, sem muitas novidades e o pior sem futebol. Não vejo a hora de começar logo o Carioca, aí sim voltaremos a termos as nossas tardes de domingo, sábados e aqui no Rio, exclusivamente, nós Flamenguistas, teremos as noites de quarta, com a Libertadores.

Estava preparando um post para reclamar da falta de contratações e da aparente falta de planejamento do Flamengo. Mas parei pra refletir e pensei: planejar pra quê? Sei que o que vou dizer vai parecer irresponsável e alguns irão criticar com vigor as minhas palavras. Mas quando estava quase terminando um post de protesto, comecei a relembrar os anos anteriores e este ano de 2009. Foi aí que comecei a ter um ataque de irresponsabilidade e me reservo o direito de escrever sem pensar no amanhã, mas apenas lembrar de um passado recente e me gabar dos frutos de 2009.

O Flamengo jogou a libertadores de 2007 e apesar de ter um time fraco, não se falava em outra coisa a não ser planejamento. A república mineira se alojou na Gávea e o resultado foi uma eliminação para o Defensor. Após isso, conseguimos uma arrancada histórica e conseguimos uma nova classificação para a Libertadores. Joel Santana encheu o elenco de volantes e a palavra da época era: "está tudo dentro do planejamento", só que esqueceram de planejar o jogo contra o América do México e o resultado todos já sabem. Depois, novo planejamento para o brasileiro da obrigação. Resultado é que ficamos o campeonato inteiro entre os 4 primeiros e terminamos em 5°, parecido com o Palmeiras de 2009.

2009 começou com certa desconfiança. Cuca como técnico, Obina sem fazer gols, Josiel, Zé Roberto fora de forma, mas ainda assim conquistamos o penta-tri na raça e com a força da torcida. Na Copa do BRasil, como de costume fizemos um boa campanha, mas fomos eliminados , por ironia do destino aos 43 minutos do 2° tempo com um gol de falta feito por uma prata da casa.

No Brasileiro todos os fatos diziam que só era campeão quem tivesse planejamento, quem mantivesse o mesmo técnico o ano inteiro, quem tivesse um CT de respeito, uma estrutura exemplar, etc. O Flamengo não planejou nada, trocou de técnico no meio da competição, e ainda um técnico iniciante num momento de "crise". Não temos um CT, nem estrutura exemplar. Clubes que tiveram rachas na diretoria durante o campeonato foram rebaixados, como por exemplo, Grêmio, Palmeiras e Vasco. Nossa diretoria se desentendeu e rachou, alguns saíram, outros entraram.

Os fatos diziam que o Flamengo, além de não ganhar nada, ainda corria o sério risco de ser rebaixado. "Pior para os fatos". O Flamengo com todos estes problemas, falta de planejamento, crises, falta de estrutura, etc., foi o campeão Brasileiro com louvor, calando todos aqueles que acham que futebol se ganha apenas fora de campo, e esquecendo de premissas como Amor à Camisa, Força do Manto, raça e a Força que vem das arquibancadas.

Seria muito bom o Flamengo já ter contratado peças fundamentais no time, como um meia para distribuir as jogadas com o Pet, um atacante rápido e um lateral esquerdo para fazer sombra ao Juan. Mas, se até agora não contrataram, se não vemos nenhum tipo de planejamento, não irei chorar agora, não irei esperniar. Vou apoiar o Flamengo e acreditar como sempre acreditei. Não xingarei diretoria, etc. Me reservo o direito de não cair na mesmice e apenas crer na força Rubro-Negra, força que rompe o lógico e deixa os matemáticos e especialistas sem credibilidade.

Se os fatos conduzem a uma realidade lógica, isso não se aplica ao Flamengo, pois a lógica só se aplica aos comuns, aos pequenos, nós vencemos todas as teorias. Por isso, se não houve planejamento, pior para os defensores do planejamento. Nós entraremos em campo com todas as nossas forças: Manto, suor, Raça, Amor, Paixão e a Nação que faz toda a diferença. Quando se tem tudo isso, o planejamento não é o primordial.

Sem perder a fé vamos contra tudo e todos rumo ao retorno das grande conquistas.

SRN

6 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Guerreiro, voce esta certo cara,mas eu acho que o FLamengo esta em um nivel adiantado com relação aos outros e o planejamento esta sendo feito, senão com o mesmo alarde de anos anteriores, mas esta sendo feito, e ele começou a muito tempo, ano passado com certeza, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Olá... Estou aproveitando a oportunidade e divulgando um novo site de futebol que alia notícias e interação com o usuário, além de um desafio que vai dar o que falar...

www.brasilboleiro.com.br

Abração!!!

Luís Eduardo disse...

Aí Jefferson,
confiança total, eu acredito que teremos um início de temporada bem complicado, mas depois vamos partir para cima de geral.
Acredito ainda que a base fará a diferença. temos um grupo forte, bons garotos subindo dos juniores e quem sabe ainda reforços.
Por outro lado, o Andrade não é bobo, sabe muito bem que se levar duas porradas seguidas no carioca a chapa esquenta logo, isso é Flamengo.
Tem que vencer sempre...
"Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
SRN, Luís Eduardo
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

Claudio Henrique disse...

Jefferson você começou o post relista e terminou apaixonado. A força e a paixão da massa rubro-negra faz diferença mesmo. Veremos como tudo vai sair para o Fla neste ano. Campeonato realmente se ganha dentro de campo, mas tem que ter um planejamento também.

Abraços

Mel disse...

Esses matematicos e especialistas deveriam apenas esquecer do Flamengo e falar dos outros... Nós somos diferente! Pensando bem no que você disse, te dou razão, no ano passado lembro de uma fase bem complicada para o Flamengo, todo mundo criticando, no entanto mostrou que Mengão não é como os outros...
Vamos entrar em campo, em mais um ano, na raça e amor à camisa. O Flamengo sabe que conta com a maior e melhor torcida ao lado dele e que não importa a situação, sempre terá a nação incentivando.
Só completando, e concordando com o que o Luis Eduardo falou, acredito nos garotos da base.
Gostei do layaut! Acho que vou voltar para o fundo branco no meu... Não me acostumei com o preto...
Abraço.

Bruno Muniz disse...

E ai,
O elenco do Flamengo ainda tem alguns problemas para disputar a Libertadores. Numa competição como essa é preciso ter opções de elenco, e acho que falta isso no Flamengo, que ta perdendo muito tempo namorando o Love.

Abraço