domingo, 31 de janeiro de 2010

Gladiadores x meros guerreiros


Há uma grande diferença entre meros guerreiros que vão para a batalha sem nem mesmo saber por qual motivo estão realmente lutando, e verdadeiros Gladiadores que entram no campo de batalha em situação desigual, em menor número e sem as armas adequadas, mas sabem exatamente pelo que estão lutando: pela sobrevivência, pelo direito de viver e isso, faz toda diferença.

Hoje, aos 30 minutos do 1º tempo os torcedores do Flor gritavam "olé", enquanto os torcedores Rubro-Negros gritavam "queremos raça". Essa é a diferença entre meros guerreiros e verdadeiros Gladiadores. Meros guerreiros querem dar espetáculo para o público, se exibirem, enquanto Gladiadores lutam com seriedade e o grande espetáculo é derrotar o adversário e garantir o direito de respirar.

O que se viu hoje não foi um jogo comum de futebol, não foi uma virada corriqueira e normal. Foi uma virada que mostrou o espírito vencedor que habita a alma Rubro-Negra. O time que não perdia desde o último Fla-Flor, com exceção da LDU, que não havia levado um gol sequer neste campeonato e que gritava olé ainda no primeiro tempo, acreditava que a vitória seria inevitável. Esqueceram que do outro lado havia uma torcida confiante, que não desiste jamais e que quando o time atende aos pedidos dos súditos, o Flamengo se torna uma arma invencível.

Após o jogo e com uma felicidade que não cabia em mim, tive a curiosidade de saber como estavam aqueles que acreditaram que poderiam nos vencer facilmente. Dei a volta no Maracanã e fui até a rampa da Uerj. Vi supostos guerreiros caídos, tristes e com semblante de derrota, enquanto do outro lado havia um grupo de Gladiadores banhados em suor e sangue, mas com os punhos erguidos em sinal de vitória, de conquista e de felicidade que é incomparável. Talvez os gritos preconceituosos de "Favela" vindos do outro lado e confrontando com o mesmo grito deste lado, mas com um sentido totalmente diferente, reflita e expresse a diferença de um povo em que sua felicidade é o futebol, é estar ao lado daquele que pensa de maneira igualitária, independente da cor ou classe social. Isso é Flamengo, isso é Raça, Amor e Paixão.

Para encerrar transcrevo aqui a análise do jornal "O Imparcial" num jogo entre Flamengo e vasco em 19/06/1927, onde o Flamengo venceu por 3 x 0, que retrata boa parte do jogo de hoje: "Mas não se busque ver nos triunphadores um conjuncto treinado. São, porém onze lutadores de rara energia, batalhadores com almas corajosas, impetuosos que se empregam a fundo para vencer".*

SRN

* Frase retirada do livro "Grandes Jogos do Flamengo" do Roberto Assaf e Roger Garcia.

12 comentários:

Claudio Henrique disse...

Cara na boa, eu não classificaria os tricolores como meros guerreiros, mas essa de que o Fluminense exibe e o Fla dá raça é verdade. Que virada, confesso que não acreditava na virada do Flamengo e foi graças a raça do time que tudo deu certo.

Abraços

Julio disse...

Espetacular meu camarada Jefferson, nunca esquecerei o jogo de hoje!

Unknown disse...

Que virada Jefferson Guereiro! Que virada!

Unknown disse...

J.F.

RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS.

Não pode um bando de GAZELAS ficar batendo bolinha pro lado e as Gazelinhas da Torcida gritando OLÉ !!?!?!

Q isso !!!!!????

Em campo o atual TRI campeão estadual ... o HEXAcampeão. O Imperador. O LOVE...o PACHECO ... o WILLIANS ... o Kléberson ... lá fora o "AUTOR DO SEXTO GOL" ..UM TROMBA ILUMINADO NAS SUBSTITUIÇÕES.

Acho que eles aprenderam a lição, né não ? hihihihi.

CINCO BEIJOS.

Vivi.

Texto impecável de sempre.

António Pista disse...

Que jogaço no Maracaná!

Adriano está trilhando o caminho para regressar à Europa já em Julho...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

clique documental disse...

Ei mininu feliz com seu Flamengo hein... eitaaaaaaaaaaaaaa
Fred jogou não éeeeeeeeee??? kkkk


Grande abraço

Gremista Fanático disse...

Fala Guerreiro, pois é cara, o Gremio dançou de novo no Grenal. Mas seu Flamengo heim cara? que espetaculo, uma virada das mais incriveis que já vi, foi inacreditavel, parabens, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Michel Farias disse...

O melhor jogo desse começo de temporada, ao meu ver o que determinou a vitória do Flamengo foram os técnicos, Andrade mexeu muito bem, tirando o pet e o Fernando.. e o Cuca muito mal, quando tirou um zagueiro e colocou mais um atacante, abriu contra ataques para os jogadores rápidos que tinham acabado de entrar.. Pacheco e Willians.

Abraços!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

AF Sturt Silva disse...

Grande texto,belas palavras!
Concerteza o jogo vai entar para história ,talvez e o fla-flu mais emocionante que eu já vi.
Abraço e srn!

Luís Eduardo disse...

Aí amigo, fomos testemunhas de um jogo histórico, inesquecível.
E mostramos que respeito ao HexaCampeão é necessário.

PET errou? Tudo indica que sim. Mas não pode de forma alguma deixar o clube desta forma. Todo esforço deve ser feito pela conciliação. É um craque, desnecessário dizer que está na história do CRF. Sem ele não haveria HEXA, e poderia escrever muitas outras coisas. Eu acho que o PET precisa entender que será banco em 2010. Não acredito que ele tenha condições físicas de jogar 90 min. durante 2010. Mas precisamos muito do seu talento.
Espero, mais que isso, eu acredito sinceramente que todos os envolvidos pensarão na instituição Flamengo ( que é maior do que todos ) e chegarão a um entendimento.


"Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
SRN, Luís Eduardo
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

vôo do urubu disse...

Cada um de nós na arquibancada, mesmo irritados com os erros do 1º tempo, confiava na virada. A camisa rubronegra exige esta confiança. Ninguém é Flamengo à toa.

Saudações rubronegras!

Fla Histórias disse...

Fala Jefferson!

Estou devorando o livro, bom demais.

Que jogaço! Vai entra para história dos Fla-Flus, com certeza. Eu estava la presente, e pensei sinceramente, que poderíamos tomar uma goleada pelo primeiro tempo que fizemos. Mas ai, conversando com um amigo que foi ao jogo comigo, chegamos a conclusão que conhecíamos o Cuca suficiente para saber que ele ia entrar para segurar o placar. E foi o que aconteceu, e o Andrade que não é bobo mexeu muito bem no time. Vinicius Pacheco esta voando, e Willians continua o mesmo guerreiro. Love mostrando que é rubro-negro e Adriano matador. Jogão, valeu os 40 reais.

SRN
Viva o Flamengo!

Tem post novo no Fla Histórias. E coincidentemente, é de 1920, ano que se inicia a grande rivalidade entre Flamengo e Fluminense, após o Mengão evitar o que seria o tetra tricolor.

www.flahistorias.blogspot.com