segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Urubu é Pop


O Flamengo ganhou a primeira partida do campeonato. Além do bom público de 37.000 pessoas, o que mais chamou a atenção foi o despreparo dos árbitros, o que gera preocupação para o prosseguimento do campeonato. Muitos dizem que o Fla foi beneficiado, e foi realmente. Mas a culpa não é do Fla, pois o auxiliar errou para os dois lados, o que prova o despreparo da arbitragem nesse carioca. No sábado o árbitro tb deu uma forcinha para o Botafogo, mas disso ninguém quer falar. Espero que o Cuca ajeite aquele time o mais rápido possível.

Mas hoje eu quero falar de outra coisa. Algumas coisas têm mesmo que acontecer com o Fla. O Mengão consegue manter a sua grandiosa torcida e conquistar novos torcedores graças a incrível relação e intimidade entre torcida e clube. Não sei de nenhum clube (e se alguém souber me conte) que tenha mudado o mascote do clube por causa de uma brincadeira de alguns torcedores.

Pelo fato da torcida do Flamengo ter muitos negros, os torcedores rivais ironizavam a massa Rubro-Negra. Foi aí que 4 torcedores tiveram a brilhante e criativa ideia de levar um urubu para o Maracanã. O feito ocorreu no carioca de 1969 no jogo contra o Botafogo. Não preciso nem dizer o sucesso que foi. Tanto que virou o mascote do Fla. Ora, o time mais popular tinha que ter o seu mascote criado pela massa que tanto incentiva e joga com o time.

O torcedor Rubro-Negro, livre de quaisquer preconceitos jamais se preocupou com este tipo de zuação, não nos preocupamos em sermos chamados de favelados, ou de torcida de pobre, muito menos de urubus. Pelo contrário, nos orgulhamos de sermos uma torcida que não se preocupa com a cor, classe social, religião ou sexo. Quando nos reunimos, a religião de todos passa a ser Flamengo, a cor de todos é a mesma, o vermelho e preto, e não há melhor ou pior, rico ou pobre, somos todos Rubro-Negros.

A criação do Urubu como mascote mostra a capacidade da torcida do Flamengo em transformar zuações e pontos positivos e populares. A torcida do Fla é responsável por transformar o Urubu no animal mais popular e querido do mundo e ainda o maior degustador de bacalhau, estrelas solitárias e até mesmo pó de arroz. Viva o urubu, o animal mais pop do mundo.

SRN

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa ai eu não sabia Guerreiro, e qual era o mascote anterior do Flamengo? Abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

po...esses quatro torcedores, se ainda forem vivos, devem estar mto orgulhosos da ideia, ein? :p

mas interessante é como os mascotes que o flamengo tem, sempre tem algum simbolismo...não é só "periquito, pq o time veste verde", por exemplo..

o anterior era popeye, que, alem do fato do clube ser de remo (marinheiro popeye), tinha a padada do espinafre que comia e ficava forte..
mais ou menos, como diziam acontecer com o flamengo: estava morto no jogo e de repente uma injeção de ânimo (geralmente a torcida) faz ele ganhar..

SRN

Camila Paulos disse...

Meu namorado já tinha me contado essa história! Apesar de meio feinho, o Urubú é um mascote bem simpático! rs

Impasse Livre disse...

CGremista, o mascote anterior era O Popeye...e o Urubu tb foi uma criação do Henfil, não é Jeferson...mas de qq forma, isso só era possível porque todos se interessavam em ir aos estádios e não assistirvia pay-per-view. Acho que a Tv está minando esse hábito do torcedor, mas isso é tema pra outra conversa...beleza de post, agora que o juizinho deu uma baita ajuda a vocês isso deu hein? Agora, que coisa: bastou Eurico sair que nem mais o famoso penaltizinho de São Janú têm, né?rs abs, leandro

Anônimo disse...

É verdade Leandro, o henfil teve participação importantíssima na criação do mascote do Fla. Depois do sucesso do urubu sobrevoando o Maraca, o Henfil q era chargista no Jornal dos Sports, popularizou ainda mais o urubu nas suas criativas charges. Mas a iniciativa foi dos torcedores, o Henfil ajudou a popularizar.

Acho q a imprensa põe muito terror nos jogos do Maracanã, estou sempre no Maraca e nunca me aconteceu nada, não posso dizer q é o lugar mais seguro do mundo, mas a imprensa pregou durante anos q o estádio era um campo de guerra, qnd quem frequenta sabe q não é todo esse barulho. Conheço muitas pessoas q nunca foram e não vão afirmando q é muito perigoso. Agora eles dimunuíram o terror. talvez tenha sido estratégia para manter as pessoas em casa, assistindo pela tv e gerando mais patrocínio para eles. Mas isso é discussão para outro dia.

O Botafogo tb foi beneficiado pela arbitragem, mas só comentam o jogo do Fla, é o preço por ser grande. Mesmo com ajuda o vasco teria perdido. O time é muito ruim.

Abços e volte sempre

Vinicius Grissi disse...

A história da criação do mascote é realmente a cara do Flamengo, um time de massa, do povo.

Sobre a estréia: de fato os juízes cariocas começaram abaixo da crítica. Mas o impedimento do jogo do Flamengo chega a ser algo completamente inacreditável.

Anônimo disse...

Que isso Guerreiro não vire a casaca não cara, algumas torcidas no Brasil tem parcerias e as do Grêmio tem parcerias com varias torcidas inclusive do mengão cara. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

vôo do urubu disse...

Nossa história a gente inventa.

Saudações rubronegras!

Jogo Aberto disse...

O GRANDE MASCOTE