terça-feira, 3 de março de 2009

Hoje é dia de ZICO!!!


Hoje dia 03/03/2009 o nosso maior ídolo completa 56 anos de vida. Ou seja, há 56 anos atrás nascia o homem que mudaria a história do futebol na década de 80, transformando o Flamengo em uma potência ainda maior, conquistando títulos importantes e fazendo do Flamengo o clube com maior torcida do Mundo. Um feito que nem mesmo o Pelé, ou qualquer outro conseguiu fazer. Hoje não só o torcedor do Flamengo está em festa, mas também todo o Brasil, Japão, Turquia, enfim o mundo está em festa hoje.

"O Zico foi realmente o mais próximo de mim em estilo de jogo", Pelé- Atleta do Século.

Todos os clubes têm grandes ídolos, mas acho que em nenhum clube (com todo o respeito aos demais) há um ídolo que se identifica tanto. Costumo dizer que o Zico é o próprio Flamengo em forma de pessoa. A frase acima já mostra o que ele foi para o futebol. Alguns tentam diminuí-lo (sem sucesso), mas estes ainda estão traumatizados pelas inúmeras tristezas que o Zico proporcionou humilhando seus clubes e conquistando títulos, com raça, amor e paixão, literalmente.

"Zico é o maior símbolo do Flamengo", Junior, amigo e ex-companheiro que mais vezes atuou ao lado de Zico.

Além do mais, poucos são os atletas que são respeitados pela maioria de seus adversários. Zico jamais provocou a torcida adversária com gestos provocativos. Provocava sim com dribles e gols. Mas sempre disse que fazia tudo aquilo para a torcida dele, por isso sempre comemorava com a Nação. Houve um Fla-flu em 1986, logo após a cirurgia no joelho do Zico. Ao entrar em campo a torcida do flu gritou "bichado, bichado", como se o Zico tivesse acabado para o futebol. Resultado: O Fla ganhou com 3 gols do Zico. Essa era sua melhor provocação.

"É impressionante como todo mundo na Turquia respeita o Zico, não apenas como técnico, mas por tudo que ele fez pelo futebol mundial" Wederson- Fenerbahçe (2007)

A sua técnica parece não ter fim, mesmo aos 56 anos ele ainda desfila seu bom futebol pelos campos, e todo ano volta ao Maraca para reencontrar sua torcida e relembrar os tempos em que fazia todos os torcedores chorarem, os Flamenguistas de alegria, e os demais de tristeza. Aliás, mesmo sendo meia, é o maior artilheiro do Maracanã e um dos maiores artilheiros do Mundo.

"Ah! se eu tivesse a firmeza do chute de Zico, nem sei o que teria feito no futebol.", Dida, ídolo de Zico.

A frase dita acima defende a minha tese de que Zico foi o jogador mais completo do Mundo. Raça, habilidade, Precisão nas faltas, grande goleador e ainda cabeceava muito bem, mesmo sendo baixo. Vai aí mais uma frase pra causar mais inveja nos adversários.

"Depois de Pelé, Zico foi o maior", Rummenigge.
Os invejosos dizem que é jogador de Maracanã, mas foi ao Japão conquistar o Mundial Interclubes. Fez sucesso na Itália, ensinou os japoneses a jogar futebol e profissionalizou o mesmo por lá. Ou seja, além do ótimo jogador é inteligente e empresário bem sucedido.

"Tenho honra e orgulho de dizer que dei ao meu clube o maior ídolo de todos os tempos", Celso Garcia.

Hoje é dia não só de festa, mas principalmente de gratidão ao Zico que nos faz feliz até hoje, onde quer que esteja. Pra se ter ideia, em um amistoso de seu atual clube em Israel, Zico e toda a comissão técnica foram surpreendidos por torcedores Flamenguistas em Israel. Impressionado, o preparador físico Paulo Paixão perguntou: "Tem Flamengo até aqui em Israel?", e recebeu a seguinte resposta: "Onde tem Zico, tem Flamengo!". É por isso que digo que não há ídolo mais idolatrado que o Zico e não há relação mais intensa e repleta de gratidão e identificação do que a relação entre Flamengo (torcida) e Zico.

Fica aqui os parabéns deste humilde torcedor blogueiro e a minha eterna gratidão, pois apesar de não tê-lo visto jogar nos tempos aureos, ganho vários dias na frente do computador assistindo seus vídeos. Coloquem no You Tube o nome "Zico" e divirtam-se com os gols e lances sensacionais. Para terminar deixo a frase de um ilustre tricolor que mais parecia um grande Flamenguista. Parabéns Zico e obrigado!

“Zico é o maior jogador do mundo. Há os que negam, cegos pelo óbvio ululante", Nelson Rodrigues.

* Foto retirada do blog Urublog; frases em negrito retiradas do site do Zico na Rede.

SRN

9 comentários:

Anônimo disse...

Zico é um dos gênios que justificam a paixão provocada pelo futebol.Se o Zico não tivesse existido o futebol não seria o mesmo.Infelizmente não conquistou uma Copa do Mundo. Mas por tudo que fez dentro dos gramados, azar da Copa do Mundo.Todo amante do futebol,independente da preferência clubística deve agradecer: Obrigado,Zico! FORTE ABRAÇO!

Anônimo disse...

Parabens a esse craque que com certeza foi o maior jogador da decada de 80, e um dos maiores de todos os tempos, como é bom ver os lances do Zico nos programas esportivos, valeu Guerreiro.
Saudações do Gremista Fanático

Leandro Montianele disse...

Jefferson, o Zico foi o maior que o Brasil e o mundo viu jogar. No documentário Herois de Uma Nação, o Julio Cesar diz que o Galinho foi melhor até que Pelé.

Parabéns ao homem que ensinou japonês a jogar futebol e fez a alegria da galera do Mengão.

Criei um blog que trata de assuntos ligados a futebol, o Na Esfera do Futebol. Depois dê uma passada por lá. Estou add seu link.

Como diria o Muhlenberg....

MENGÃO SEMPRE!

Wilson Oliveira disse...

Hoje é natal para os Flamenguistas. Uma pena que alguns torcedores rivais do Rio de Janeiro coloquem o fanatismo em evidencia para ignorar o fato do nosso ídolo ser maior que os deles.

Eu não diria que Zico foi apenas um craque, mas com certeza, foi tambem um revolucionário do futebol.

Parabens Zico!

Jefferson, no meu blog tambem fiz uma homenagem a ele.

Abs!

Impasse Livre disse...

Zico foi um baita jogador, um dos maiores que vi jogar...mas erm clube, minha gente. na seleção em que pese números construídos em amistosos mambembes contra equipes fracas, em partidas oficiais de copa do mundo seu desempenho é pífio, omisso ou falho. diria até que levou azar, mas foi muito azar mesmo. em 82 sumiu no jogo decisivo contra aitália, quem chamou a responsabilidade foi falcão e em 86 fiasco total.. em 78 reserva de jorge mendonça, nunca teve o brilho que dele se esperava por ser tal gênio no clube,por isso e só por isso não chegou aos pés de maradona, cruyff ou romário e bebeto... mas, parabéns pelo profissional que é , e eplo amor inconteste ao urubu.. jeferson, se puder me ligue, ok...oparabéns pelo post!

Anônimo disse...

Amém Zicão.

Amem!!!

Dani www.primeiropenta.net

Anônimo disse...

Bela homenagem. Parabéns a todos nós, rubronegros.

Vinicius Grissi disse...

Impressionante o quanto vi de homenagens ao Zico em blogs e páginas de torcedores do Flamengo pela internet. Um verdadeiro ídolo. E um baita jogador, que infelizmente vi pouco em campo pela idade.

De toda forma, parabéns a ele.

Anônimo disse...

Visitem o site: http://flashownet.comze.com/

O Flamengo é previsível, a única coisa que o adversário não sabe e nem nós é quem fará o gol.

- O time abre muito o jogo sempre pelas laterais, cruzamento pelo alto a maioria no segundo pau e desperdiçado, má colocação dos atacantes aliados aos cruzamentos ruins de Juan, Léo moura, Klébson, Egídio, e cia.

- As vezes nossos laterais e companhia invadem pela lateral da grande área, é muito mais interessante e inteligente do que cruzar, em certos jogos de zagueirões, pois resulta melhor aproveitamento por baixo. Mas, nossos atacantes não conseguem resolver e se enrolam, posicionamento errado e desconhecimento do outro companheiro, na maioria das vezes quem conclui com êxito, são Ibson, Juan e Leo Moura.

- Não tem um rompedor de área, seja na força, como Adriano, Ronaldo, Kaká, etc fazem, ou na habilidade como vários fazem, com característica de partir pra cima, para ser um rompendor mesmo na força tem que ter porte e uma certa habilidade, porte Obina tem mais habilidade... Por ironia do destino o primeiro gol do minúsculo resende foi assim um jogador insistindo e partindo pra cima.
5 coisas podem acontecer com o jogador que parte pra cima de zaga principalmente fechada: Conseguir marcar um golaço, tocar para outro companheiro marcar que seja até o gol do bolo, receber uma entrada faltosa e penalti, perder a bola pra a marcação ou tocar errado. 3 x 2 vale tentar.

- O time não tem jogadas ensaiadas que já deram alguns gols importantes a alguns clubes inclusive ao Palmeiras e São Paulo ano passado. Quando pinta uma jogada ensaiada (só vi uma cobrança de falta) é horrivelmente errada pelos jogadores, o q demonstra que não foi tão ensaiada assim.

- Não sou a favor de laterais que marquem próximos da área e sim do meio pra frente quando perderem a bola, no máximo da intermediária pra frente em condição de "espera" de ataque adversário, eles tem que estar com saúde e estado físico suficiente para de erguer a cabeça e coloca a bola onde se necessita. Para marcar tem os 3 de trás 2 zagueiros e cabeça de área, e principalmete 2 no meio, pois acho que a bola tem que ser interceptada na maioria das vezes no meio e não na defesa, como o Flamengo costuma fazer. O time não marca pressão, deixa qualquer time jogar, e time como os que enfrentamos no Carioca e Copa do Brasil são muito leves, aí a liberdade e juventude faz a diferença frente a falta de abafa e marcação, e a idade e/ou lentidão de vários jogadores nossos.

>Como sabemos o problema do Flamengo não está somente em campo, fora de campo temos sérios, crônicos e graves problemas:
- Incrível como Departamento de Marketing não utiliza a paixão e o poder que a nação rubro-negra tem, não cria campanhas publicitária, ou outra forma de renda, por exemplo, o SPFC lançará um filme intitulado SOBERANO, que faz menção ao sua posição no Campeonato Brasileiro, um time que só tinha 3 títulos até meados desta década.

- Produtos do Flamengo é muito difícil de ser achado em demais localidades que não a Sudeste, Nordeste então é só pela internet ou no camelô produtos não licenciados, uma grande fonte de renda escoando pelo ralo.

- Projetos com a torcida para cada vez mais fidelizar os atuais e conquistar mais torcedores, não há.

- No Rio Grande do Sul, os 2 times principais estão numa competição feroz para conquistar sócios, que são renda garantida e prevista. Nada aqui é feito??? Não vejo comentarem...

- Divulgar e incrementar mais a TVFLA, para obter mais assinaturas e novamente verba garantida.

- Tirar as corjas dos empresários apadrinhados pela Lei Pelé do Flamengo, estes praticamente mandam no nosso Mengo e influência as decisões, humores, rumos e declarações dos jogadores, tumultuam um ambiente, e tudo isso sem ser visto ou estar em evidência. Os jogadores são acusados de mercenários e os verdadeiros mercenários estão por trás deles. Contratos com cláusulas mais protetoras para o clube, prevendo multas por atitudes incoerentes com espírito de grupo e respeito à instituição e à torcida, e principalmente multa rescisórias altas.

Visitem o site: http://flashownet.comze.com/